Você se inscreveu com sucesso em Blog | Zerezes
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog | Zerezes
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Upcycling, o que é e como aplicamos

Upcycling, o que é e como aplicamos

. 1 minuto de leitura

UPCYCLING

Por conceito, upcycling é aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-lo em algo diferente, com novo uso e propósito. Upcycling é diferente de reciclar, pois reciclagem pressupõe uma transformação química ou física. Nesse caso, preserva-se as características originais do material, o que acaba sendo uma prática mais positiva que a própria reciclagem.

Mundo afora, o conceito de upcycling parece estar muito disseminado. Berlim, por exemplo, possui a maior comunidade de upcyclers da Europa. É considerada a capital dessa forma de pensar e agir e a Yahz listou 7 marcas alemães que comprovam essa fama. A Pentatonic, com sedes em Berlim e Londres, também é uma referência de upcycling: com doses incríveis de criatividade, criam a partir do lixo. No Brasil há um movimento também crescente nesse sentido. A Insecta é uma marca que realiza upcycling e também contou um pouco sobre seus processos.

O método de upcycling acaba sendo o que mais se aproxima do ideal de uma economia circular, onde nada se perde e tudo se reaproveita. Aqui na Zerezes trabalhamos tanto com upcycling quanto com reciclagem. Os Acetatos Garimpados fazem parte da série que resgata chapas e retalhos de acetatos abandonados em fábricas localizadas no interior do Rio de Janeiro, os transformando em peças únicas e cheias de história. Já os óculos de madeira e serragem (que chamamos aqui de série Restus) podem ser considerados reciclados, já que além das madeiras sofrerem interferências físicas durante o seu processamento, também recebem uma certa quantidade de resina de mamona que serve de aglutinante nas prensagens, e de impermeabilizante no acabamento final.

Confira mais detalhes sobre nossos acetatos garimpados e a série Restus.

Se você conhece alguma outra história sobre upcycling, compartilha com a gente deixando seu comentário 😉