Você se inscreveu com sucesso em Blog | Zerezes
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog | Zerezes
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Para um mundo sustentável, precisamos pensar em novas formas de consumo

Para um mundo sustentável, precisamos pensar em novas formas de consumo

. 2 minutos de leitura

“Sustentabilidade” é uma palavra que está por todos os cantos atualmente. Moda sustentável, comida sustentável, consumo sustentável, o-que-você-quiser sustentável. De fato, vivemos um momento importante de debate sobre o impacto social e ambiental do nosso estilo de vida ocidental no mundo e cada vez mais pessoas estão entendendo que do jeito que está não dá pra ficar.

Porém, dentro do nosso sistema econômico, qualquer movimento social é transformado rapidamente em nicho de mercado. Na moda, isso parece ser ainda mais latente. Enquanto produtos mais verdes podem ser, de fato, uma mudança coletiva rumo a um estilo de vida bastante diferente do consumismo, além de sócio e ambientalmente menos nocivos para o mundo, frequentemente o discurso do “produto verde” deixa de passar a mensagem mais importante de todas: nós precisamos consumir muito menos se queremos um mundo realmente equilibrado e sustentável.

Como a mestre em desenvolvimento sustentável e colaboradora das Nações Unidas, Kendra Pierre-Louis, fala em seu livro “GreenWashed: Why We Can’t Buy Our Way to a Green Planet” (em tradução livre, algo como: Lavagem Verde: Por que Não Podemos Comprar Nosso Caminho Para um Mundo Verde”), esse discurso é arriscado porque “ao posicionar sustentabilidade como uma escolha de mercado, algo semelhante a escolher um café com leite com espuma ou sem, nós diminuímos a urgência da nossa atual condição ecológica”.

Entender que consumir menos não é apenas uma opção que uns escolhem e outros não, mas sim uma condição de urgência, é sem dúvidas um desafio necessário. Dependemos de um sistema econômico que funciona à base de crescimento contínuo por meio do aumento constante de vendas de produtos. É por isso que, além de consumir menos, precisamos entender e construir economias paralelas que nos permitam esse avanço.

Aos poucos, novos modelos de negócios vão sendo construídos. Modelos que não dependem só da venda e descarte de produtos, como o incentivo à troca ao invés da compra ou à troca no lugar do descarte. Marcas que colocam seus consumidores para pensar e agir como cidadãos, dando a eles muito mais do que uma opção de compra mais verde. Negócios que funcionam para reparar e transformar. Modelos que estão realmente dispostos a desafiar a si mesmo e o sistema econômico vigente. Modelos de hoje que dialogam com novas possibilidades e empurram as barreiras para tornar práticas e conceitos como comunidades autossustentáveis e “steady state economy”1 viáveis em um futuro próximo.

Inspirado por esses movimentos, a Zerezes tem tentado caminhar nesse contexto de nova direção.  Seja com consertos – dentro do conceito de Óculos pra Vida Toda, ou com iniciativas como o próximo evento: SWING! Esse, que surgiu como forma de prolongar a vida ativa dos óculos e gerar movimentos de interação. O evento acontecerá amanhã, dia 22 de março, a partir das 18h na loja do Rio Sul!

**Uma economia estável é uma economia com tamanho estável ou suavemente flutuante. O termo normalmente se refere a uma economia nacional, mas também pode ser aplicado a uma economia local, regional ou global. Uma economia pode atingir um estado estacionário após um período de crescimento ou após um período de redução ou decrescimento. Para ser sustentável, uma economia de estado estacionário não pode exceder os limites ecológicos.

Colaborador: Marina Colerato

Modefica é uma plataforma de inspiração diária. Propomos reflexões profundas sobre como podemos ser seres humanos melhores, mais conscientes e aptos para impactar nossa comunidade de maneira positiva