Você se inscreveu com sucesso em Blog | Zerezes
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog | Zerezes
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Entendendo as lentes polarizadas

Entendendo as lentes polarizadas

. 3 minutos de leitura

Por dentro das lentes polarizadas

Muitas dúvidas surgem durante a escolha de uma boa lente de sol, seja ela com ou sem grau. Ficamos em dúvidas sobre qual a cor ideal para o conforto e proteção, se as lentes possuem a importantíssima proteção UV (ultra-violeta) e, finalmente, se as famosas lentes polarizadas realmente funcionam.

As lentes polarizadas existem há bastante tempo, mas somente a pouco começaram a ter maior atenção entre os usuários de lentes solares. É importante dizer que, utilizando sempre lentes solares de qualidade, polarizadas ou não, você estará protegido contra os raios nocivos Ultra – Violeta. Portanto, mesmo não sendo polarizadas, óculos de sol com filtros  UVA – UVB de qualidade também são capazes de oferecer proteção eficaz para seus olhos, independente da cor das lentes. (conheça nossa linha de óculos solares aqui)!

Ao utilizar uma lente escura, mesmo sem a proteção UV, a pupila dos olhos dilata-se bastante por causa do efeito “relaxante” provocado pelas cores mais escuras, permitindo a passagem de uma maior quantidade de luz solar, muitas delas prejudiciais às estruturas oculares. Imagine o perigo! Por outro lado, quando estamos sem óculos de sol, nossos olhos tendem a proteger-se naturalmente, contraindo a pupila e pálpebras, bloqueando parte da absorção das luzes nocivas. Portanto, é muito mais seguro sair por aí sem lente alguma do que utilizando lentes solares sem proteção!  😉 #ficaadica

Mas, afinal, como funcionam e quais os reais benefícios das lentes polarizadas em comparação às outras lentes solares?

Como funcionam as lentes polarizadas

A luz natural é formada por ondas que viajam em várias direções. Ondas que se propagam na vertical proporcionam o brilho aos objetos, auxiliando os olhos no ato de “enxergar” as imagens. As ondas horizontais criam os reflexos e um brilho excessivo e ofuscante, que muitas vezes comprometem o contraste das imagens, noção de profundidade e conforto visual. Essas ondas horizontais são as luzes chamadas de refletidas, as quais somente uma lente solar polarizada é capaz de controlar.

Enquanto as lentes solares escuras, mesmo com proteção UV, protegem os olhos dos raios nocivos e ajudam a reduzir somente a intensidade e desconforto das luzes solares incidentes na vertical, as lentes polarizadas atuam diretamente no bloqueio das ondas de luz propagadas na horizontal. Essas ondas horizontais estão presentes em toda parte, mas são potencialmente incômodas quando refletidas nas superfícies lisas, como asfalto, água do mar, lagos e piscinas, areia da praia, vidros e janelas, neve, etc.

Para que esse ofuscamento seja reduzido, é necessário filtrar o plano perpendicular desta luz, utilizando os filtros polarizados nas lentes escuras. Esses filtros polarizadores são construídos por moléculas químicas que se agrupam em forma de trama, com algumas camadas. Nas primeiras camadas, agrupadas na vertical, as ondas horizontais propagadas com a luz são bloqueadas, permitindo apenas a passagem das ondas propagadas na vertical, que são menos prejudiciais aos olhos. As camadas finais do filtro polarizado regulam a intensidade de luz que passará pelas lentes antes de alcançar os nossos olhos, proporcionando muito mais conforto, contraste e segurança.

Entendendo como funciona um filtro polarizado em uma lente solar, podemos pressupor que a posição ou rotação desta lente é fundamental para seu perfeito funcionamento, correto? Exatamente. Existe uma posição correta para a montagem dessas lentes nos seus óculos de sol.

Embora as lentes polarizadas ofereçam muitos benefícios, elas pode conflitar em alguns momentos com outras fontes de luz também polarizadas. É por isso que, ao usar óculos de sol com lentes polarizadas, quando movimentamos a cabeça em um ângulo de inclinação muito acentuado, luzes coloridas ou escurecimento total da imagem podem ocorrer. Isso porque tanto as lentes dos seus óculos como a imagem para a qual você está olhando são polarizadas. Telas de LCD, como computadores, smartphones, televisores, painéis de carro e outras superfícies lisas são fontes de luzes polarizadas, que conflitam com o alinhamento criado pelos filtros polarizadores das lentes solares, prejudicando a visão perfeita nestes casos.

Benefícios das lentes solares polarizadas

Já entendemos que a proteção contra os raios de luz nocivos fica por conta dos filtros UVA – UVB presentes em lentes solares de qualidade, sejam elas polarizadas ou não. Porém somente as lentes polarizadas podem ir além da proteção e oferecer muito mais conforto.

A capacidade que o filtro polarizador tem em bloquear as ondas de luz responsáveis pelo brilho excessivo e ofuscante, oferece lentes solares muitos mais confortáveis, promovendo uma visão muito mais nítida, com contraste de cores e profundidade, visibilidade a longo alcance, qualidade de visão sob a luz do sol mais intensa e redução significativa da fotossensibilidade e da fadiga ocular.

Se você busca maior conforto e qualidade em suas atividades ao ar livre, como dirigir, praticar esportes, praia, piscina ou somente busca lentes solares com alta performance e nitidez, as lentes polarizadas são ideais. Só fique atento ao utilizar equipamentos digitais e ao praticar esportes radicais na neve, pois gelo compactado reflete mais luz que a neve fofa. Com as lentes polarizadas você não irá percebê-los antes de escorregar…

Pra esse caso, opte por um tratamento antirreflexo seguindo esse guia que preparamos por aqui!

Você pode aproveitar os benefícios das lentes polarizadas em seus óculos solares com ou sem grau, com os mais variados materiais de fabricação e combinações de tratamentos adicionais. Entre em contato com a gente e te ajudaremos a encontrar as lentes ideais para você ::)

Texto por Tais Adami

Técnica em Óptica – Registro COOERJ 19.18.1358-4