Você se inscreveu com sucesso em Blog | Zerezes
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog | Zerezes
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
5 passos simples para o início de uma transformação pessoal

5 passos simples para o início de uma transformação pessoal

. 3 minutos de leitura

O tempo passa e com ele nos transformamos. É inerente ao ser humano, aos objetos, aos espaços. Podemos abraçar a transformação de várias formas, e é no meio de um novo normal em que estamos sendo forçados a reaprender a viver, que abrimos o nosso blog depois de muito tempo desativado!

O processo de transformação é complexo. Ele traz medo e vulnerabilidade, mas também recompensas para aqueles que têm disposição para trocar de casca e tentar o novo. Muitas vezes ela é ruptura total com algo anterior. Outras tantas só uma boa adaptação.

Pra nós, qualquer mudança é bem vinda. Mas mais importante do que a mudança em si, é estar aberto a ela!

seja livros, docs ou troca com pessoas plurais. o importante é estar aberto à transformação!

Sabe aquela pessoa que não quer nem assistir um documentário sobre alimentação vegetariana porque diz que ama comer carne? Pois é. E a grande verdade é que a gente só evolui quando estamos abertos a ouvir novos pontos de vista, repensar o que falamos, pensamos e fazemos, para dar lugar então a novas falas, pensamentos e ações.

E uma das coisas mais legais da mudança é que ela não precisa ser feita de uma hora pra outra. Pelo contrário! Grande parte dos fracassos tem a ver com não conseguirmos acompanhar nossos desejos e "metas" quando nossas práticas estão muito desconectadas.

A palavra japonesa Kaizen, que significa Kai (mudança) e Zen (bom), é justamente a filosofia de dar pequenos passos.

E essa é a nossa proposta a partir de setembro. Criar um espaço de reflexão e novos pontos de vista para que possamos conscientemente dar os nossos (primeiros) passos nessa caminhada de transformação ::)

um guia curtinho para sairmos da inércia e começarmos nossos processos de transformação :)

Como pontapé inicial, fizemos uma listinha rápida de 5 passos para uma transformação pessoal adaptada do artigo “Change Ahead: 7 Simple Steps to Personal Transformation”, do NaturalNews:

1. Compartilhar transformação é um combustível para a própria transformação!

Sinta alegria de compartilhar aquilo que está te motivando a mudar! Seja um filme com temática lgbtqia+ para um familiar de outra geração, um TED sobre governança para aquela amiga que está montando uma empresa, ou como você está explodindo de energia depois que começou a pedalar 3x na semana antes do trabalho.

2. Crie metas pessoais factíveis (ainda que desafiadoras!)

O nosso querido Pedro Pacífico (@bookster) uma vez disse que uma forma dele estar sempre lendo era se forçar a ler 30 páginas de um livro por dia. Comece colocando 10 páginas por dia. Aumente pra 20. Pra 30 que nem o Pedro, ou quantas você se sentir confortável! A mudança contínua constrói a dinâmica ;;)

3. O ótimo é inimigo do bom

Não se obrigue a ter que fazer tudo de forma perfeita. Em vez de sentir-se mal pelo tempo que leva para concluir o mestrado ou como você vai escrever um best seller, foque em dar passos incrementais!

Lao Tzu disse: “a viagem de mil milhas começa com 1 passo”.

As etapas podem ser aparentemente pequenas e insignificantes, mas quando avançam em direção à mudança contínua, elas transformam a sua vida.

4. Resolva pequenos problemas

Como disse Jason Fried no seu livro "Rework", fatie seus problemas em problemas menores. Em vez de resolver 100 problemas, onde cada problema resolvido significaria 1% de progresso, quebre eles em 10 grupos de 10 problemas. 1 problema resolvido em 10 são 10% de progresso, e isso muda nossa produtividade e motivação estrondosamente!

5. Tome pequenas atitudes hoje

O sentimento de se começar a tomar atitudes é muito gratificante. Começar uma dieta, um exercício, um novo hábito que estamos planejando incorporar a tempos na nossa rotina, e por aí vai.

-

Então sabe aquele plano que você tem de comer menos carne? Que tal começar ele hoje?