Estima-se que só no Brasil são descartados em média 170 mil toneladas de resíduos têxteis todo ano. Marcas brasileiras estão se propondo a dar um novo fim para esses resíduos e com criatividade, estão prologando a vida útil de roupas com o método de upcycling!
Acorda
A Acorda nasceu há dois anos no Rio de Janeiro e tem encantado transformando tecidos que descartáveis pela indústria da moda em pochetes e bolsas divertidas e coloridas. É uma marca de moda urbana, upcycling, contemporânea, slow fashion e sustentável que tem se destacado com sua cadeia produtiva que vai na contra mão do fast fashion!
Re-roupa
O Re-Roupa é um projeto que propõe a criação de roupas novas a partir de materiais como: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos. Além do reaproveitamento, prezam muito pela valorização da mão de obra local. Trabalham em parceria com costureiras empreendedoras de diferentes comunidades do Rio. E é assim que também estão indo na direção contrária do consumo desenfreado!
Comas
Idealizada pela uruguaia Agustina Comas, a Comas tem como ponto de partida camisas masculinas. Para eles, a sobra da indústria é matéria-prima. “Camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade”. Durabilidade, estilo clássico, simplicidade e design atemporal caracterizam os produtos de Comas.